24 junho 2017

São João no Porto


À já alguns anos que queria ir ao Porto na noite de São João. Todos os anos vejo pela televisão as multidões de pessoas, as sardinhas com broa, as fitas penduradas de uma casa a outra e a felicidade de toda a gente que lá se encontra. Este ano lá consegui convencer os meus pais a ir: "Ah, os bilhetes de comboio são baratos", "Oh, nunca fomos", "Eu prometo que como uma sardinha se for ao São João do Porto". Ps.: Não, eu não gosto de sardinhas; Ps2.: E não, não comi nenhuma sardinha.

Avistei um mar de gente logo que cheguei ao Porto. Eram martelinhos de São João por todo o lado. Como é óbvio, também nós tivemos de comprar um. São João que é São João só de martelo na mão (que tal fazer disto um provérbio?). Lá compramos o nosso martelinho e mal começamos a descer até à Ribeira do Porto a minha cabeça levou imensas marteladas. De início eu não quis dar marteladas, fiquei-me só por recebê-las na cabeça, mas mais para o fim já estava a gostar de dar com o martelinho na cabeça das pessoas que passavam por mim. Sinto que este gesto cria alguma proximidade entre as pessoas que nunca na vida se cruzaram, principalmente quando se dá com o martelo em alguém e essa pessoa retribui, sempre com um sorriso na cara. É incrível.

Uma das coisas que mais queria fazer na noite de São João era passear por uma ruela, enfeitada e repleta de pessoas entusiasmadas. Perdi a conta aos grelhadores atestados com sardinhas e carne porque passei. O fumo era imenso, como era de esperar, o que não era lá muito agradável, mas a alegria contagiante e a música que animava quem lá passava compensavam.

Tal como a maioria das pessoas, estávamos ansiosos para que chegasse à meia-noite para vermos o fogo de artifício. Sendo que a Ribeira já estava repleta de gente, optámos por ficar numa rua mesmo em frente à ponte D. Luís I. Estava lá imensa gente, então achamos que iríamos conseguir ver o fogo dali. Tal não aconteceu. Ficamos um pouco desiludidos dado que estivemos algum tempo à espera e ainda tivemos que levar com o atraso do fogo. Mas, tirando esse episódio menos bom, posso dizer que foi uma noite feliz.

Estou muito contente por finalmente ter festejado a noite de São João no Porto e sem dúvida que quero repetir! O Porto já tem o seu encanto fora dos Santos Populares, mas neste dia, torna-se mais mágico, mais acolhedor, mais quente (eram mesmo muitos grelhadores) e mais doce (até tinha bolas de berlim!). Porto, tens um lugar reservado no meu coração.







Sem comentários :

Enviar um comentário